Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavras e Bytes

História, Política e Tecnologia by Pedro Pereira

Palavras e Bytes

História, Política e Tecnologia by Pedro Pereira

Propaganda

28.01.24, Pedro Pereira

Publicidade como conhecemos ao dia de hoje é um elemento essencial para o mercado. É comum que vejamos posts nas redes sociais, cartazes espalhados pela rua até flyers entregues em mão, tudo apenas para expandir os negócios. Mas será que os cidadãos comuns têm noção da importância desta ferramenta?

Ao longo da história a propaganda mudou imenso, mas há um nome que ressalta não pela bondade do seu trabalho, mas pela sua eficácia e genialidade, o seu nome Joseph Goebbels ministro da propaganda da Alemanha Nazi. Joseph foi o responsável pela mudança de opinião de milhões de pessoas na Alemanha Nazi na qual gerou um dos piores regimes da história. Hoje julgamos aqueles que apoiaram tal maldade, mas será que aos dias de hoje também nós não estamos a ser manipulados? Políticos, empresários, líderes será mesmo que estas pessoas não nos manipulam todos os dias? A resposta é sim!

Propaganda é uma arma que ainda hoje vemos ao ataque principalmente na política portuguesa. Um exemplo simples, mas de maior sucesso disso é o Partido Socialista. Como explicamos que nos últimos anos vivemos maioritariamente sob alçada do PS e que após tantos escândalos, vão voltar assumir a pasta? Ao contrário do que parece é uma pergunta muito fácil de responder. 

A propaganda manipula os sentimentos das pessoas para causar preocupação e medo. Ou seja, para controlar as pessoas, basta instaurar o medo.

As pessoas muitos anos depois continuam a bajular ofensas e ridicularizar aqueles que foram manipulados por regimes extremistas, mas também eles são manipulados e não fazem a mínima noção disso. Hipocrisia ou Ingenuidade?

Este tema só demonstra a fragilidade humana e como um grupo de pessoas podem manipular a vida de tantos outros milhões.

 

 

 

4 comentários

Comentar post